NA MÍDIA-Cranik-entrevista


NA MÍDIA

Aqui reúno alguns artigos/ entrevistas sobre mim que saíram na mídia.
Entrevista com Andrea Mariz, Roteirista, Artista Plástica e Escritora.
O Administrador do cranik "Ademir Pascale" entrevista a Roteirista e Escritora, Andréa Mariz. (25/05/06)


site: CRANIK


Andréa Mariz além de roteirista, atua como escritora, artista plástica e professora de criatividade. Tem dois longas-metragens com filmagens previstas para 2006: "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" e "O Massacre dos Malês". Tem um livro sobre roteiro com edição prevista em 2006, além de estar traduzindo livros de Linda Seger ( famosa autora norte-americana) , também com previsão de edição em 2006.


Ademir: Olá, Andréa Mariz! Primeiramente, agradeço pela gentileza de aceitar a entrevista. Gostaria de saber como foi o início de sua carreira e de onde surgiu o interesse por ser roteirista, escritora, artista plástica, tradutora e professora de criatividade?


Andréa Mariz: Cada coisa veio em um momento diferente. Primeiro a escrita. Escrevo desde sempre (minha mãe disse que eu ganhei um concurso de poesia quando estava no primário, mas eu não me lembro disso....). Depois a pintura, a gravura (em metal). Isso foi em 1989. Depois fiz faculdade de tradução, e depois comecei a dar aulas (de roteiro, de criatividade e de reciclagem de móveis) porque me pediram. Acontece assim: a pessoa vê o meu trabalho, numa exposição, na internet, em algum lugar e me pede pra dar aulas. Ai eu monto o curso e vou à luta. Os meus cursos nunca são iguais. Cada turma precisa de uma determinada coisa, e eu vou mudando e inserindo ou tirando elementos conforme a necessidade da turma.


Ademir: Como você organiza todas essas tarefas no seu dia-a-dia?

Andréa Mariz: Todo mundo me pergunta isso. E eu acho que isso é que é criatividade. É conseguir realizar as coisas que a gente pensa. Senão todas, pelos menos as mais importantes. Isso é uma das coisas que eu ensino na minha oficina de criatividade. Prioridade é a palavra chave. Faço primeiro as coisas que tem prioridade zero, e as que não são tão importantes eu analiso, pra saber se tenho mesmo que fazer, se posso pedir pra outra pessoa, ou se é perda de tempo. Se for perda de tempo eu simplesmente não faço. Depois faço listinhas, e vou fazendo as coisas menos prioritárias conforme vai sobrando tempo. Eu administro meu tempo com mão-de-ferro. Sou muito disciplinada, muito organizada e o meu tempo é o meu bem mais precioso. Não gosto de perder tempo.


Ademir: Poderia comentar sobre os longas-metragens "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" e "O Massacre dos Malês"?


Andréa Mariz: O roteiro “Tudo ao mesmo tempo agora” é uma comédia deliciosa, é um texto que ainda nem foi rodado, mas já me deu muito retorno, muita alegria. Recebo muitas mensagens por e-mail, dizendo que adoraram o roteiro, e me perguntando quando vai estrear. Já recebi até cv de atores que querem trabalhar no filme. O roteiro está com uma produtora no sul, já faz dois anos. Está em “captação de recursos”. Já o “O massacre dos Malês” é um filme de ficção, que usa como pano de fundo um episódio real da história brasileira, que foi o massacre da etnia malê , a mando do imperador. Este filme eu entrei com co-autoria com o Rex Schindler, um “dinossauro”, que está no cinema desde o cinema novo. Ele inclusive conhecia e trabalhou com o Glauber, assim como o co-produtor executivo do filme, o Walter Webb. Mesmo com essas credenciais, o roteiro ainda não conseguiu fechar o financiamento. Tem de ter muita paciência...


Ademir: Parece que você também tem um livro sobre Roteiro com edição prevista para esse ano, poderia falar mais pra gente sobre o livro?


Andréa Mariz: O livro “O Que é roteiro de cinema” foi baseado no curso de roteiro que eu ministro.É um livro 101, como a gente diz em inglês. É um livro para os iniciantes, que não tem idéia do que é um roteiro de cinema. Incorporei no texto do livro todas as questões e dúvidas que surgiram durante as aulas, então é um texto que eu tenho certeza que será muito útil e bem vindo, assim como o curso é bem recebido. A editora com quem eu tratei tem interesse, disseram que vão editar, mas só no ano que vem. Se alguma outra editora quiser publicar ainda este ano, mande um email pra mim, e vamos conversar... Tenho vários outros livros, um sobre Mandalas, com 150 desenhos exclusivos, um sobre roteiros de tv, um outro sobre criatividade, e outro sobre relacionamento. Estou conversando com as editoras, vamos ver quando serão publicados. Se alguma editora estiver lendo isso e se interessar, mande um email!


Ademir: Como é ser tradutora dos livros da famosa autora norte-americana Linda Seger?

Andréa Mariz: Foi muito bom, porque ao mesmo tempo que estava trabalhando, aprendi muito. Ela é uma fera, sabe muito do assunto, é uma autora muito respeitada nos Estados Unidos. Nesta tradução eu fiz também uma revisão técnica, explicando conceitos que ela usava, indicando dados sobre os filmes que ela citou. A edição foi preparada para iniciantes, e acho que ficou muito boa. A previsão de lançamento, segundo as últimas notícias que eu tenho, é para este ano, mas vai sair depois de um outro título da Linda sobre personagens. Fiquem atentos, porque esta editora vai lançar todos os títulos da Linda Seger.


Ademir: Em geral, como você acha que esta a criatividade dos roteiristas e diretores dos longa-metragens nacionais?


Andréa Mariz: Ah, esta pergunta é geral demais... Não dá pra responder sem cometer injustiças e impropriedades...


Ademir: Você também ministra aulas? Se possível, poderia nos dar maiores detalhes, como: endereço da escola, horários etc?


Andréa Mariz:Sim, eu dou aulas de roteiro de cinema e criatividade, e tenho a oficina de roteiro de longa metragem, em dois espaços:

no Espaço Cultural Planeta Tela em SP, e no Paulista Cultural, também em SP . Em outubro estarei na III Mostra Curta Pará Cine Brasil, de 9 a 13 de outubro, ministrando uma oficina de criatividade. Eu faço oficinas fora de SP, é só me contatar pelo e-mail. Quem quiser receber e-mails com os cursos programados é só mandar um e-mail pra mim pedindo pra ser cadastrado no meu mailing.


Ademir: Algumas perguntas rápidas:

Gente, eu sou péssima pra lembrar nomes......meus alunos que o digam!!!!


Um longa-metragem: Nove rainhas, Beleza Americana, Harry Potter, a franquia “Missão Impossível”, Corra Lola Corra, A Cela, Procurando Nemo, Shrek, etc...etc....etc...


um curta-metragem: o meu, que tá encracado e não saiu ainda!!!!


um diretor: gente, eu gosto de tantos.... Sei lá, o cara que fez “a Cela”, como é o nome dele mesmo? Tem também os caras de Colcha de Retalhos, Nove Semanas e Meia, Atração Fatal, As Idades de Lulu (acho que é isso), Melhor é impossível, etc....etc....etc...


uma atriz e um ator: gente, cê tá forçando demais a minha memória....

um crítico de cinema: Não costumo ler crítica, não sei...


um roteirista: o roteirista de Corra Lola corra. (eu adoro...), O Billy Wilder ( das antigas), o cara que fez a adaptação de Harry Potter e o cara que adaptou O Senhor dos Anéis, etc...etc...etc...


um momento inesquecível do cinema: toda vez que eu assisto desenhos animados de longa metragem. Eu adoro desenho, me divirto muito.


Ademir: Mais uma vez, obrigado por aceitar a entrevista. Desejo-lhe muita sorte.


Andréa Mariz: visitem meu blog portaldemandalas.blogspot.com. Lá vocês poderão ver meus livros, mandalas, quadros, etc.

Mas atenção, pessoal: os roteiros que estão lá NÃO podem ser rodados sem autorização do autor. Preciso colocar aqui este aviso porque já aconteceu, várias e várias vezes, de pessoas (do Brasil inteiro) quererem de qualquer jeito rodar o “Tudo”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro das promoções!

Subscribe to our mailing list

* indicates required
Email Format

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...