Fênix para pintar !!!

Agora vamos a um dos meus animais míticos favoritos: a Fênix.


Veja o que escritores da Antiguidade escreveram sobre ela:








"Existe outro pássaro sagrado, também, cujo nome é fénix. Eu mesmo nunca o vi, apenas figuras dele. O pássaro raramente vem ao Egito, uma vez a cada cinco séculos, como diz o povo de Heliópolis. É dito que a fénix vem quando seu pai morre. Se o retrato mostra verdadeiramente seu tamanho e aparência, sua plumagem é em parte dourado e em parte vermelho. É parecido com uma águia em sua forma e tamanho. O que dizem que este pássaro é capaz de fazer é incrível para mim. Voa da Árabia para o templo de Hélio (o Sol), dizem, ele encerra seu pai em um ovo de mirra e enterra-o no templo de Hélio. Isto é como dizem: primeiramente molda um ovo de mirra tão pesado quanto pode carregar, então abre cavidades no ovo e coloca os restos de seu pai nele, selando o ovo. E dizem, ele encerra o ovo no templo do Sol no Egito. Isto é o que se diz que este pássaro faz." - Heródoto.


"E a fénix, ele disse, é o pássaro que visita o Egito a cada cinco séculos, mas no resto do tempo ela voa até a Índia; e lá podem ser visto os raios de luz solar que brilham como ouro, em tamanho e aparência assemelha-se a uma águia; e senta-se em um ninho; que é feito por ele nas primaveras do Nilo. A história do Aigyptos sobre ele é testificada pelos indianos também, mas os últimos adicionam um toque a história, que a fénix enquanto é consumida pelo fogo em seu ninho canta canções de funeral para si" - Apolônio de Tiana.

"Estas criaturas (outras raças de pássaros) todas descendem de seus primeiros, de outros de seu tipo. Mas um sozinho, um pássaro, renova e renasce dele mesmo - a Fénix da Assíria, que se alimenta não de sementes ou folhas verdes mas de óleos de bálsamo e gotas de olíbano. Este pássaro, quando os cinco longos séculos de vida já se passaram, cria um ninho em uma palmeira elevada; e as linhas do ninho com cássia, mirra dourados e pedaços de canela, estabelecida lá, inflama-se, rodeada de perfumes, termina a extensão de sua vida. Então do corpo de seu pai renasce uma pequena Fénix, como se diz, para viver os mesmos longos anos. Quando o tempo reconstrói sua força ao poder de suportar seu próprio peso, levanta o ninho - o ninho que é berço seu e túmulo de seu pai - como imposição do amor e do dever, dessa palma alta e carrega-o através dos céus até alcançar a grande cidade do Sol (Heliópolis, no Egito), e perante as portas do sagrado templo do Sol, sepulta-o" - Ovidio.

Fonte dos textos: WIKIPEDIA


AGORA IMAGENS PRA PINTAR :
ESBOÇO DA LINDA FÊNIX COLORIDA DO COMEÇO DO POST


FENIX CHINESA



DRAGÃO E FÊNIX


Page from Geoffrey Witney, A Choice of Emblems (1586), Unica Semper Avis (Only One Bird of its Kind)
DÁ PRA BAIXAR ESSA IMAGEM EM ALTA RESOLUÇÃO, DE GRAÇA,
NESSE SITE: br.freepik.com






Referências: E AUDREY - ANIMAIS MÍTICOS (EM INGLES- LINDOS DESENHOS DE ANIMAIS MÍTICOS, COMO FÊNIX, DRAGÕES, ESFINGES, CAVALOS ALADOS, ETC)
                   SEE CHINA TV (EM INGLÊS) (EM INGLÊS- MARAVILHOSO TEXTO SOBRE A FÊNIX NA CULTURA CHINESA)
                    ANIMAL PCITURES (IMAGENS- EM INGLÊS)
                  
                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...