O QUE SÃO TATTWAS?

O QUE SÃO TATTWAS?

De acordo com a escola Samkhya de filosofia na Índia, os Tattvas são métodos para se entender os cinco elementos alquímicos e a forma pela qual interagem, criando-se uma progressão lógica para cada grau elemental. Os elementos são discutidos a princípio de modo simbólico; em seguida, o estudante é ensinado a compreender a teoria estrutural do mundo elemental.


Há seis escolas sobre o pensamento Tattvico (filosofia). O sistema Tattva original foi desenvolvido pelo Indiano Maharshi Kapila em aprox. 700 a.C., mas as raízes da filosofia Tattvica encontram-se no mínimo em 2000 a.C.. A filosofia Samkhya de Kapila divide o universo em cinco formas Tattvicas básicas, que interagiram formando 25 Tattvas.


A palavra Tattva é a junção de duas outras, Tat (significa aquilo) e Tvam (significa ti). Tattva basicamente significa tudo, aquilo que é ti, a verdadeira forma de tudo. Ela é geralmente traduzida como qualidade. Mas, Tat representa Deus e Tvam o indivíduo, significando (que se encaixa com a filosofia hermética) "Isto (que é o universo) és tu." Similar ao axioma Hermético "Como o que esta em cima, assim é embaixo", e é diretamente relacionado ao conceito de Macrocosmo (Tat, Deus) e Microcosmo (Tvam, indivíduo).(fonte:wikipedia)


 OS "TATTWAS-MÃES":

VAYU
AKASHA
TEJAS
APAS
PRITHIVI

 

 

A Golden Dawn usa os tattwas como “chaves para abrir os portais da mente"; Franz Bardon cita o tattwa do akasha em seus escritos; a umbanda esotérica também usa os tattwas (como representação dos exus), há diversas magias para serem realizadas com tattwas. Eu aprendi a meditar com tatwas no curso de meditação da Eunice Ferrari.

 A correspondência com os elementos é esta:

VAYU-AR   
PRITHIVI-TERRA    
APAS-AGUA  
TEJAS-FOGO
AKASHA-ESPÍRITO

 A partir destes cinco “Tattwas-Mães”,  outros vinte Tattwas secundários são formados.
A SEGUIR, TODOS OS 25 TATWAS SECUNDÁRIOS, pra você colorir e usar em suas meditações e/ou rituais.


NOTA: estas imagens não são minhas. o site/blog original está linkado na própria imagem.



Akasha



Vayu in Akasha



Tejas in Akasha



Apas in Akasha



Prithivi in Akasha



Akasha in Vayu



Vayu



Tejas in Vayu















Apas in Vayu


Prithivi in Vayu



Akasha in Tejas



Vayu in Tejas



Tejas



Apas in Tejas



Prithivi in Tejas



Akasha in Apas



Vayu in Apas



Tejas in Apas



Apas



Prithivi in Apas



Akasha in Prithivi



Vayu in Prithivi



Tejas in Prithivi



Apas in Prithivi



Prithivi



FONTE DAS IMAGENS DOS TATWAS : http://sivasakti.net/
Aqui tem um estudi unteressante sobre magia com tatwas LEIA MAIS SOBRE MAGIA COM TATTWAS AQUI.
 

9 comentários:

  1. Oi,Edson Araujo

    Estou respondendo o seu comentário, mas não o publiquei porque vc colocou o seu endereço, e eu não consegui editar o seu comentário.

    Não tenho ideia do que vc está precisando, ou o que está acontecendo para vc pedir auxílio deste modo, mas de qualquer maneira enviei vibrações de paz e amor para você.

    Para recebê-las, simplesmente pare por uns minutos, respire profundamente algumas vezes, relaxe e peça para receber as vibrações que eu enviei. Sugiro também que peça ajuda diretamente à Fonte, ou ao seu anjo guardião.

    Posso sugerir que procure no Facebook algum grupo de Reiki? Existem diversos grupos no FB onde vc pode receber boas vibrações.

    Espero ter ajudado,

    um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Fiquei fascinado com o seu blog.Descobri-o por acaso quando pesquisava sobre os Tatwas.
    Qual a relação dos Tatwas com as fases da lua?(descobri sobre eles num aplicativo de fases lunares)
    Como podemos usá-los na magia e na meditação? As cores devem ser sempre as mesmas da ilustração?
    Grato por este lindo espaço virtual com tantas informações
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rodrigo, obrigada por suas palavras. É sempre bom quando alguém compartilha nossos interesses! A respeito dos tatwas, devo dizer que ainda estou no início do estudo deles; não encontrei nada até agora sobre a relação deles com as fases da lua. É algo a se pesquisar. Em qual app você viu? O que me veio à mente quando li seu comentário foi algo diverso: no sistema tântrico hindu há um negócio sobre a as fases da lua - com yantras respectivos. Mas agora, assim, de pronto não me lembro do nome do sistema nem da fonte, precisaria checar nos meus livros e cadernos... Tenho visto os tatwas em livros de magia, sempre relacionados aos 5 elementos. Também já os vi relacionados aos signos astrológicos. De cabeça, me lembro que os livros do Ophiel trazem os tatwas para meditação. Sobre as cores, o que sei é que há dois conjuntos de cores: um é usado para atrair e o outro é usado para repelir. Usei-os em meditação no curso da eunice,para equilibrar os chacras, se me lembro bem.... faz tantos anos... Vou preparar outro post com mais informações sobre os tatwas, ok, citando livros que você possa pesquisar, e atualizando o que eu descobri sobre eles.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ah, acabei de lembrar. Se não me engano publiquei no blog alguns posts sobre magia com tatwas.

    veja aqui: http://portaldemandalas.blogspot.com.br/2011/09/sistemas-ou-escolas-de-magia-3.html.

    Neste endereço tem uma estudo interessante sobre magia com tatwas, que falam das fases das lua : http://pt.slideshare.net/zybegy/magias-bruxas-ancestrais-por-sigilos-de-tatwas-ouroboblogspotcom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Muito bom, vou continuar minhas pesquisas.
      O nome do aplicativo que eu descobri sobre os Tatwas e uns tais de nakshatras se chama Lunar Calendar Lite, para android.
      Abraços!

      Rodrigo

      Excluir
  5. Oi, rodrigo. Eu pesquisei, e nakshatras são as mansões lunares - como se fossem os signos do zodíaco, no sitema hindu! Publiquei um post com um livro bárbaro sobre tatwas! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Como seria essa meditação com os tattwas? Apenas imaginar o tattwa?

    ResponderExcluir

Fique por dentro das promoções!

Subscribe to our mailing list

* indicates required
Email Format

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...