Círculos Mágicos

círculo goético usado para prática de evocação

Parece-me que os Círculos Mágicos são tão antigos quanto o homem, pelo menos desde que o ser humano começou a fazer magia!!

Cada "ramo" da Magia tem o seu "modelo", para diferentes funções. Alguns são selos impressos, como esse ai ao lado, que é usado em Magia Cerimonial, na Evocação de Espíritos.

Alguns ramos da Magia admitem alterações até bem substanciais em seus"modelos", outros ramos são menos flexíveis.

 Aleister Crowley disse: 'A primeira tarefa de um Magista em toda cerimônia é consequentemente tornar seu Círculo absolutamente impenetrável.'

O círculo mágico , grosso modo, é um círculo energético que a pessoa traça em volta de si mesma, usando um instrumento mágico, a própria mão ou então usa só o poder mental.  (Aqui tem um relato super interessante de um magista que teve o pé amputado por conta de diabetes,  e pensou que não podia mais fazer magia pois não podia mais andar durante os rituais - Ele fala como descobriu a magia astral, e ele fala exatamente do círculo mágico).

Eu gosto dessa explicação do BLOG  do DEL DEBBIO:


"Um verdadeiro círculo mágico representa o layout simbólico do macrocosmo e do microcosmo, ou seja, do homem perfeito. Ele fica para o início e o fim como para o alfa e o Omega, assim como para a eternidade, que não tem início nem fim. O círculo mágico, conseqüentemente, é um diagrama simbólico do infinito, da divindade em todos seus aspectos, e pode ser compreendida pelo microcosmo, i. e. pelo adepto verdadeiro, o perfeito mago.

Desenhar um círculo mágico significa simbolizar o divino na sua perfeição, para obter contato com ele. Acontece, acima de tudo , no momento que o mago está no centro do círculo mágico, pois por este ato o contato com a divindade está demonstrada graficamente. É o contato do mago com o microcosmo em seu “maior passo” de consciência Conseqüentemente, do ponto de vista da magia verdadeira, é muito lógico que ficar no centro do círculo mágico é equivalente a ser, na consciência de quem fica, em unidade com a divindade universal. Disto pode-se ver claramente que um círculo mágico não é somente um diagrama para proteção de influências negativas não desejadas, mas segurança e inviolabilidade são trazidas através desta consciência e contato espiritual com o altíssimo.
O mago que fica no centro do círculo mágico é protegido de qualquer influência, não importa que seja má ou boa, pois ele próprio está, de fato, simbolizando o divino no universo. Adicionalmente, por permanecer no centro do círculo mágico, o mago também representa a divindade no microcosmo e controla e governa os seres do universo em um modo totalitário."


Brux@s, wiccan@s, reikianos, os magistas da thelema, cerimonial, videntes, pessoas que meditam, todo mundo usa círculos mágicos. No final do post selecionei uma lista bem "eclética" de informações sobre círculos mágicos....

Eu conheço dois círculos praticados em Magia Cerimonial: O Ritual Menor do Pentagrama e o Ritual Maior do Hexagrama. Deve ter outros, com certeza.

Leia aqui no CASADOBRUXO, ou aqui, no O CULTURA sobre o Ritual Menor do Pentagrama

Aqui, no COLLEGIUM, tem um monte de informação sobre Magia Cerimonial.

Em uma pesquisa rápida na internet dá pra achar informação confiável sobre o círculo mágico.

Veja essas indicações:

Como abrir um círculo mágico
Lançando o círculo mágico


Círculos de proteção Pessoal-Magia Bruxa
Círculo mágico-33d
Círculo de Proteção Psíquica-Fusão Cósmica

Eu gosto muito da explanação sobre os círculos mágicos da Silver Ravenwolf, no livro TO STIR A MAGIK CAULDRON. eu tenho em inglês, não sei se tem versão em português.

Como gosto da wicca mas não sou adepta, eu também leio sobre e pratico outros "ramos da magia", como a Magia cerimonial (que foi, aliás, por onde eu "entrei" na Magia). Meu favoritíssimo nesse campo é o livro MODERN MAGICK, de Michael Donald Kraig. Também em inglês. A descrição dele do Ritual Menor do Pentagrama, criado pela Golden Dawn, é muito detalhado e fácil de seguir. Outro autor que eu gosto muito é o o Franz Bardon. Dele foram publicados em português os títulos:

O Caminho do Verdadeiro Adepto (CVA)
A Prática da Evocação Mágica (PEM)
A Chave para a Verdadeira Quabbalah (CVQ) 

AQUI, no BLOG O BARDONISTA, voce encontra textos e traduções novas de Magia cerimonial.

NOTA: Eu sou só uma iniciante em Magia. Os textos que publico aqui são uma maneira de reunir em um lugar só os textos interessantes sobre Magia que eu encontro na net. Por isso sempre indico os sites/blogs originais, para que vocês possam pesquisar a fundo o que desejam/precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...