Quem é a Deusa?

Vênus de Willendorf
O culto à Deusa -a Grande Mãe, a Mãe-Terra- existe há muito, muito tempo. Prova disso são as esculturas feitas há mais de 20 mil anos, como a Vênus de Willendorf e a Vênus de Brassempouy.

A Vênus de Willendorf, estatueta de mais ou menos 12 cm de altura, foi encontrada em 1908 e atualmente faz parte da coleção do Museu de História Natural de Viena. É a mais antiga escultura feminina já encontrada. A Vênus de Brassempouy foi esculpida em marfim de mamute, e estima-se que tenha sido feita há 22 mil anos.

Quem é a Deusa da Wicca?
Vênus de Brassempouy
 
Veja um texto muito bom do site Casa do Bruxo sobre isso:

"A Deusa é cultuada como Mãe Terra, representando a plenitude da Terra, sua sacralidade. Sobre a Terra existimos e, ao fazê-lo, estamos pisando o corpo Onipotente e distante, que vive nos céus... A Deusa é a Terra que pisamos, nossos irmãos animais e plantas, a água que bebemos, o ar que respiramos, o fogo do centro dos vulcões, os rios, as cores do arco-íris, o meu corpo, o seu corpo... A Deusa está em todas as coisas... Ela é Aquela que Canta na Natureza...[...]

 Para mim, na minha prática particular de magia, eu sempre considero o Princípio Feminino Primordial. Cada deusa seria então, uma dos infinitos aspectos desse Princípio Feminino Primordial. 


E o que é esse "Princípio Feminino Primordial"? Vou me valer de algumas definições:

Segundo rosa Leonor, o Princípio Feminino é Diesa, a fonte original, a força consciência, o espírito criador inerente a toda a criação. A PRIORIDADE do PRINCÍPIO FEMININO é a chave do poder absoluto, o segredo do mistério da Trindade, a descoberta do Graal… e da imortalidade física. Ela é a solução para o mortal inferno-sobre-a Terra que nós conhecemos e abre a porta do paraíso terrestre.

 no Hinduísmo, seu nome é SHAKTI:

SHAKTI é o princípio ou aspecto feminino transcendente, feminino sagrado, feminino essencial – é PODER CRIATIVO TRANSFORMADOR .Shakti é a Energia Sábia, inteligente. O Poder de Manifestação e Transcendência.Ela é o poder feminino (força/energia) criativo, de manifestação e transformação/transcendência que está latente nas mulheres (e interior, inconsciente nos homens). [...] Shakti significa o poder procriativo primordial, ou ação, atividade da Consciência Superior/primordial. É o aspecto feminino primordial; ou seja, o aspecto criador da consciência primordial (o aspecto masculino que está inativo). É a energia infinita emanada da consciência. “a “força única e fonte de onde tudo nasceu e teve origem”(1),



 No Judaísmo, esse princípio é SHEKINAH:

A criação do mundo é obra de Shekinah (de acordo com o Zohar). Então, o propósito da vida é juntar as duas metades, masculina e feminina, para criar um universo equilibrado. [...]
 
Shekinah é conhecida como «a glória que emana do divino» e representa a libertação. Muitos veem-na como «o espírito divino». A associação do Espírito Santo com o feminino ajuda a equilibrar a cura. Na mitologia judaica, Shekinah está entre o criador e o humano. No Sabbath ela faz descer o seu véu da divindade sobre os crentes coletivos. No fim do dia ela volta ao seu lugar de/com a divindade. [...]  Em Matratone Shakinah vemos o conceito pagão de Deus e Deusa. Pode ser por isto que os cristãos olhem com desdém para Metraton e Shekinah, já que o divino feminino foi colocado abaixo do poder patriarcal. 


 Definições de Shekinah segundo o rabino Lynn Gottlieb encontradas AQUI (embora esse blog esteja explicando a Shekinah como um "aviso" aos cristãos, associando-a ao "demônio Lilith, sendo Shekinah a sua versão luminosa"a definição do rabino que eles usaram é muito boa!)
 
 “SHEKINAH é a feminnilidade interior e é a força que modela e sustenta toda a criação. Ela é a mulher-pássaro", a senhora dos dragões, A rainha do Céu e a Entrada dos Caminhos.Ela é a mãe do mundo espiritual, a Estrela da Manhã e a Estrela da Noite, é a Aurora e também o Anoitecer. Ela é a Princesa dos Mares, a Árvore da Vida, a Lua Prateada e o Sol Falmejante, Todos estes nomes são seus.



SHEKINAH é a mulher das estações em contínua transformação. Ela é a natureza em si, sua própria lei e mistério. Ela é o Cosmos, o Buraco Negro, o momento da explosão primordial,ela é a nuvem de poeira cósmicam a nebulosa espacial e as espirarais das galáxias. Ela é a força gravitacional e o campo magnético, o paradoxo entre as ondas e as partículas. SHEKINAH é a escuridão das trevas, a teia invisível que permei o Universo e a criadora dos sistemas complexos, a expandir-se a a se contrair, espiralando-se e alongando-se. Ela é o princípio da sabedoria. SHEKINAH é a grande mãe, o grnde pai e a criança não nascida. SHEKINAH é a vida amando-se a si mesma em seu interior."

*-*-*-*

Os textos encontrados em outros blogs e sites têm links para as matérias originais no próprio texto, é só clicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CAMPEÕES ESPIRITUALIDADE PINTE O 7 Técnicas de Purificação 1000+ SAGRADO FEMININO orações Magia HUMOR 500-1000 DEUSAS MANDALAS CELTA WICCA Rituais Mitologia Histórias para Mulheres Magia 101 HISTÓRIAS DA CLARISSA ANJOS Contos de Fada MANDALAS PARA PINTAR 10.000+ NA MÍDIA Datas Comemorativas DIÁRIO MÁGICO Histórias Inspiradoras mitologia grega GATOS PRETOS Ho’oponopono Magia Lunar YANTRA PARA PINTAR tarot Livro das Sombras Mitologia Hindu MÃE MARIA Orações Celtas Roda do Ano SISTEMAS MÁGICOS galeria virtual #IBELIEVEINMAGIC Deusas Celtas Deusas Gregas Halloween MEU LIVRO SOBRE NOSSA SENHORA Meus livros Mitologia Celta NOSSA SENHORA DOWNLOAD MANDALAS CELTAS SIMBOLOS CELTAS Terapias Corporais DRAGOES PARA PINTAR Feitiços Imagens Wicca para pintar testes yantra Calendário de Luas Correspondências Dia dos Namorados Fadas Flores Fênix MANDALAS DE CONTEMPLAÇÃO Mitologia Egípcia PROSPERIDADE SEXTA FEIRA 13 Valentine's Day Deusas Egipcias Dragões Grande Invocação Horóscopos Lorde Kubera Meditação Mitologia Mesopotâmica TAROT PARA PINTAR Visualização Chacras Deusas Hindus Deusas de Avalon Deuses Deuses Egípcios Mulher Mãe Terra Pai Nosso artes mágickas Amor Bruxinhas Caibalion Cinderela Deusa Afrodite Deusa Gayatri Deusa Innana Deusa Ishtar Deusa Maat Deusas do Amor Diário dos Sonhos Faeries Ganesha Gnomos e Duendes Princípios Herméticos Pérolas Shiva Talismãs Tarot Wicca Tarot das Feiticeiras Tatwas roteiro #PROMO #PROMOCAO #LIVRODEGRACA 44 motivos celtas As 9 Musas Gregas As Horas As Moiras Barba Azul Baubo Branca de Neve CRIATIVIDADE Circe Cristina Cairo Cronos DOAÇÃO Deusa Adikia Deusa Arianrhod Deusa Astreia Deusa Bastet Deusa Cerridwen Deusa Deméter Deusa Diké Deusa Hera Deusa Inana Deusa Justittia Deusa Lakshmi Deusa Lalita Deusa Leto Deusa Morrigan Deusa Nêmesis Deusa Palas Atena Deusa Perséfone Deusa Rhiannon Deusa Réia Deusa Tara Deusa Tripura Sundari Deusa Têmis Deusa Ísis Deusas Romanas Deuses Gregos Deuses Mesopotâmicos Dion Fortune Dionísio Dragon Magick Dragões celtas Eros Esbats Filhos Gaia Gitta Mallasz Grande Mãe HARRY POTTER HAVE FUN Higéia Horas planetárias Iris Joseph Campbell Kindle Kodoish Kodoish Kodoish Adonai Tsebaioth Kuan Yin Lady Betwixt Litha Louise Hay MANTRAS Magia com dragões Mandalas Mágicas Marília Meditação Cabalística Merlin Mitologia Oriental Mitologia romana Música Niké Ovos de Ouro Paganismo Parcas Parole Patrick Fanning Paul Pearsall Pisquê REIKI Saint Germain Samhain Saudação de Órion Sexo Sagrado Steven Halpern Tolerância Tradição Diânica VIAGENS E TURISMO Yule arte sagrada contos crônicas download gratuito ebook erótico subscribe